Ficha Técnica

Quais os profissionais engajados neste projeto?
Texto e atuação – Márcia do Canto
Direção – Suzana Saldanha
Produção – Cecília Daudt
Música – Nico Nicolaiewsky
Iluminação – Marga Ferreira
Figurino e adereços – Elton Manganelli
Preparação vocal – Lígia Motta
Fotografia – Gilberto Perin
Ilustrações do blog– Manoel Veiga
Sugestões coreográficas - Cibele Sastre
Design gráfico do blog - Elisa Moog
Design gráfico do material impresso - Roka Estúdio


Currículos
Márcia do Canto
(Texto e atuação)
Atuante há 30 anos no cenário artístico como atriz, produtora e diretora de teatro. Participou de espetáculos como Bailei na Curva (co-autora e atriz), School's Out (co-diretora e atriz), Cabeça-Quebra-Cabeça (co-autora e atriz), Comédia dos Amantes (co-produtora e atriz), Canto do Lobo (co-autora e atriz), O Carteiro e o Poeta (atriz), entre outros. Dirigiu os espetáculos teatrais Encontros (co-autora e co-produtora), MarLeni (co-diretora) e o espetáculo infantil Tá na Hora do Recreio (diretora e co-produtora). No cinema, destacam-se atuações em Deu pra Ti Anos 70, Amor sem Dor, Verdes Anos, Interlúdio, Vicious, Paulo e Ana Luiza em Porto Alegre, Fora de Controle, Netto Perde sua Alma, entre outros.
Realizou laboratórios e oficinas junto com a UNICEF, IBFAN e WABA sobre aleitamento materno e cuidados com a primeira infância, apresentando-se em eventos internacionais de saúde: ECO92 (RJ-Brasil), em Lisboa-Portugal, Beijing-China, Bangkok-Tailândia, Washington-EUA e Orlando- EUA.
Idealizadora, produtora e apresentadora do programa de rádio Alô pai e mãe, juntamente com Ineida Aliatti, transmitido por quatro anos na FM Cultura de Porto Alegre e desde 2008, na Rede Sul de Rádio.
Formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, realiza atendimento e avaliação psicopedagógica, além de oficinas criativas e cognitivas com pequenos grupos de crianças e adolescentes.
Em 2011 lançou o livro O Mundo de Camila pela Editora Projeto e Santa Sede, Crônicas de Botequim, com mais oito autores pela editora Fábrica de Leitura.
Em 2012 atuou na minisérie da RBS TV "Mulheres em Transe" baseada nos textos de Martha Medeiros, dirigido por Rafael Figueiredo;
Recebeu o Prêmio Tibicuera de melhor atriz em 2012 pela sua atuação no espetáculo O mundo de Camila, o livro em cena.

Links sobre este último trabalho de Márcia
Mulheres em Transe
Making of de Mulheres em Transe


Suzana Saldanha (Direção)
Concluiu Direção Teatral e Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu mestrado em Teatro-Educação, sob orientação de André Vinstein, foi na Universidade de Paris VIII − Vincennes.
Como professora passou pelos colégios Anchieta, Rosário, Instituto de Educação, Colégio de Aplicação e do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Transferida para o Rio de Janeiro, foi professora de Interpretação e Teatro-Educação na Uni-Rio. Aposentou-se no Departamento de Letras da UFRJ hoje, é professora de Teatro-Dança na Faculdade Angel Vianna. Foi uma das fundadoras do Curso de Direção Teatral alocado da Faculdade de Comunicação da UFRJ.
Em Porto Alegre, foi uma das fundadoras do Grupo de Teatro Província, onde recebeu o prêmio de Melhor Atriz com o espetáculo A comédia dos Amantes ou os Amantes da Comédia − roteiro e direção de Luís Artur Nunes.
Transferida para o Rio de Janeiro fez parte da fundação do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo sob a criação e direção de Aderbal Freire-Filho. Alguns espetáculos do Centro de Demolição foram significativos, marcantes na sua carreira: A mulher Carioca aos 22 anos, o Tiro que mudou a história, Tiradentes a Inconfidência no Rio, No Verão de 96, todos com direção de Aderbal Freire-Filho.
Alguns espetáculos do seu currículo:
- Senhora dos Afogados de Nelson Rodrigues, direção Ana Kfouri.
- Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues e Suzana Casta e Pecadora, ambos direção de Luís Artur Nunes.
- As mais fortes de Strindberg com fragmentos de Irene Ravache, direção de Antonio Gilberto.
- Electra concreta, texto e direção de Gerald Thomas.
- O carteiro e o Poeta de A. Skarmeta, direção de Aderbal-Freire
No cinema recebe o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Gramado por Separações, de Domingos de Oliveira.
Atualmente trabalha com treinamento para atores e bailarinos.

Cecília Daudt (Produção)
Entre os trabalhos realizados, destacam-se os seguintes espetáculos: A Mulher de Oslo – Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de Música, em 2006, da cantora Vanessa Longoni (2006-2008); Pois é Vizinha... , da atriz e diretora Deborah Finocchiaro (2006-2009). Desde 2004 é empresária e produtora de Eric Chartiot (ex-Diretor da Aliança Francesa e Ex-Adido Cultural da Embaixada da França no Brasil) em apresentações em feiras de livros, congressos de educação e palestras motivacionais realizadas no Rio Grande do Sul. Atualmente produz o espetáculo de teatro adulto Sobre Saltos de Scarpin e Desvario, ambos com direção de Tainah Dadda e Descrição de uma imagem, texto de Heiner Müller e direção de Júlia Ludwig, do Grupo Barraquatro. Na área da produção cultural assessorou eventos para a Aliança Francesa de Porto Alegre, no período de 1998 a 2002, incluindo a produção executiva de espetáculos internacionais como BP Zoom (comédia gestual) e Daniel Mille e Grupo (jazz). Na área de projetos sócio-culturais, presta assessoria na gestão de projetos do IPDAE (Instituto Popular de Arte e Educação – Lomba do Pinheiro, Porto Alegre/RS).

Nico Nicolaiewsky (Música)
Inicia estudos de piano clássico aos 7 anos de idade. Em 1978 forma um conjunto de musica popular , o Musical Saracura onde mistura elementos do folclore gaúcho com o pop internacional. Em 1984 estréia, juntamente com Hique Gomez, Tangos & Tragédias , em cartaz até hoje. Criou trilha para inúmeras peças teatrais em Porto Alegre e no Rio de Janeiro onde fixou residência por 10 anos. Destacam-se as trilhas dos espetáculos de Aderbal Freire Filho, Domingos de Oliveira e da Cia de Teatro Mímico.
Estudou música e harmonia com o Prof. Koellreuter e canto com o com prof. Eládio Perez Gonzalez, em 1990.
Em 1996 lança CD Nico Nicolaiewsky (que se transforma em trilha para o longa Amores, de Domingos de Oliveira) e participa como ator do curta metragem de José Pedro Goulart, O Pulso. Além de ator, destacam-se suas composições para o cinema como o documentário de média metragem Infância, de Liliana Sulzbach, vencedor de 4 prêmios no Festival de Cinema de Gramado, do curta metragem de ficção Branco, de Liliana Sulzbach e Angela Pires, do documentário Érico um Continente e O cárcere e a rua, de Liliana Sulzbach. Em 2000 participa como músico e cantor no show da banda Pato Fu, em Belo Horizonte para CD e DVD “ao vivo MTV”. Em 2003 participa com o Tangos e Tragédias do festival de teatro de San Sebastian, na Espanha, e no festival de Almada, em Portugal onde são escolhidos o melhor espetáculo e convidados a retornar no próximo ano como espetáculo de honra para abrir o festival de Almada. Neste mesmo ano lança a ópera em quadrinhos As sete caras da verdade com texto e música de sua autoria. Em 2008 lança CD Onde Está o Amor? produzido por John Ulhoa Participa como ator do longa metragem O general e o domador, de Tabajara Ruas. Em 2010 participa no Porto Alegre em cena com sua ópera As sete caras da verdade como compositor, autor e co-diretor com Márcia do Canto.

Elton Manganelli (Figurino)
Artista plástico. Bacharel em desenho / UFRGS. Cenografia pra TV, teatro. Cenografia / indumentária / adereço para Luiz A. Nunes, Carlos Carvalho, Roberto Oliveira, Biratã Vieira, Élcio Rossini, Luciano Alabarse, Suzana Saldanha.



Marga Ferreira (Iluminação)
Há 31 anos trabalhando como projetista de iluminação nos segmentos cultural e empresarial. Em teatro adulto e infantil, realizou inúmeros projetos, dentre os quais detaca-se o Grupo Cem Modos, de teatro de bonecos. Na música, além dos projetos de iluminação para shows e turnês nacionais e internacionais, fez também direção de fotografia de vários DVDs , destacando-se Adriana Calcanhoto , Cássia Eller, Engenheiros do Hawaii, e Antonio Villeroy e Orquestra. Atualmente trabalha no espetáculo Tangos & Tragédias. Fez a ultima edição dos Concertos Comunitários Zaffari incluindo a Ópera Carmen. Em sua carreira recebeu os mais importantes prêmios nacionais. Desde 2009 é assistente da projetista de iluminação Jamile Tormann no projeto de iluminação de Natal de Recife.

Gilberto Perin (Fotografia) Formado em Comunicação Social pela PUCRS, em 1976. Fotógrafo, diretor de cena, e roteirista. Realizou exposições individuais e participou de coletivas no Brasil e Exterior. Dirigiu curtas-metragens, médias e minissérie em Porto Alegre. Há 13 anos, é diretor dos Curtas Gaúchos da RBS TV, séries de programas de ficção e documentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário